De Olho No Céu
Sol em Libra
8 de Novembro de 2021
31/10 a 21/11
E o Sol já está iluminando a constelação de Libra, abrindo uma fase de liberação para a entrada da verdade. Para encontrarmos através do equilíbrio da balança o que está além de sua dualidade.

Libra é um signo misterioso e com tantas nuances que pode ser confundido com muitas coisas. Porque na busca do equilíbrio ele precisa assumir várias formas antes de “encontrar-se”, libertando o ser que está além da escolha e do julgamento. Para satisfazer suas paixões experimenta muitas perdas até chegar ao ganho, e todas as suas estruturas se rompem quando o cupido bate à sua porta.

Perder e ganhar, desabar e reconstruir, ser e não ser... é o resumo da ópera que rege a vida dos librianos. Ele procura a razão de sua existência num sentido misterioso, como o ser oculto que segura a balança. Sente-se preso a um poder superior que não lhe permite escapar às consequências de nenhuma de suas decisões. Seu julgamento precisa ser acertado. Por isso sofre tanto com as escolhas.

O “esperado” é muitas vezes visto por eles como uma armadilha. Por isso nunca seguem todas as regras e normas da sociedade, ou mesmo da própria família. Não gostam de sentir-se levados por uma escolha que não a deles próprios. E por mais que seja um agente socializador, e ele é, não responde bem às formas de pressão. Mas sua qualidade diplomática impede que sua conduta limitadora seja tomada como algo agressivo.

Dominar e controlar tudo o que possa levar ao desequilíbrio é sua eterna dedicação. E muitas coisas podem tomar esse sentido dentro do seu universo: pessoas autoritárias, desejos compulsivos, lugares ou até mesmo uma estética desarmônica, como um cabelo desarrumado ou a cor de uma parede. Para Libra só pode haver felicidade dentro do que consideram uma harmonia completa. Nada pode desequilibrar por muito tempo os pratos que carrega. Porque eles sabem o que acontece quando caem...
E quando caem?

Libra não resiste à beleza e ao prazer quando atingem o que considera perfeito. A paixão, o sexo, o paladar, os vícios e o gosto exagerado pelo luxo e a ostentação. Mas isso não é tudo sobre eles, espere um tempo. O profundo desequilíbrio que trazem seus desejos os torna infelizes, e vão procurar se reconstruir mais uma vez. Porque o desejo não é sua busca, mas encontrar a verdade sobre si mesmo: Quem é a figura misteriosa que segura a balança? O que ela representa?

O signo de Libra sempre foi mal interpretado, pois faltavam itens para sua completa compreensão. Durante muito tempo foi associado somente ao planeta Vênus como regente, mas estudos mais aprofundados nos levam ao protoplaneta Vesta, ou Héstia, trazendo um sentido que nos aproxima de sua dimensão.

Vesta, ou Héstia é a divindade do fogo sagrado, formadora de sacerdotisas durante muitos séculos na antiguidade. É a filha mais velha de Cronos e conquistou o primeiro direito feminino na mitologia: não se casar e dedicar-se aos estudos e à espiritualidade. Era a protetora dos lares e todas as famílias mantinham em suas casas um altar em sua homenagem. A existência das lareiras remonta dos tempos da deusa. As jovens que cuidavam do fogo no templo, as “vestais”, eram escolhidas ainda na infância e permaneciam castas e recebendo uma educação de alto nível até os 30 anos, quando eram liberadas para se casar, se fosse o seu desejo. Viviam o tempo todo com um véu que lhes cobria a cabeça e os ombros. A tradição do casamento em que o noivo retira o véu da noiva após a bênção também remonta dessa época, pois elas só podiam retirar seu véu quando casadas.
Vesta imprime aos librianos uma eterna sensação de responsabilidade com o sagrado, como um domínio interno e externo sobre sua natureza, elevando os impulsos que retiram sua atenção sobre o equilíbrio. Eles vivem o que chamo de “síndrome da sentinela”.

Conta um certo mito que de tempos em tempos uma pessoa era escolhida para ficar parada em frente a uma vereda sagrada afim de impedir a entrada do mal. Ela não precisava de armas nem escudo, mas simplesmente estar ali e olhar. Até os átomos se comportam diferente quando observados e esse é um dos maiores mistérios da ciência. Não acredito que irão resolver o mistério analisando o átomo, mas sim o poder do olhar.

Então prosseguem com esse segredo, seu mito pessoal, que pode ser visto como uma neurose, uma excentricidade ou sua grande verdade: observam tudo com muita atenção, como se um dia tivessem que emitir seu julgamento. Como o mito de Páris, também associado à Libra, uma escolha errada pode custar muitas vidas e sofrimento. Eis a verdadeira sabedoria do livre arbítrio.
Por isso estão entre os signos mais buscadores da compreensão espiritual, pois precisam de inspiração para seu dia-a-dia e conhecer mais profundamente a estrutura das coisas para conquistarem seu maior desafio: viver com menos e de maneira mais simples.

Esse é o seu grande momento, quando se cansa dos valores externos e descobre em seu mundo interior muito mais riquezas e poder. A partir daí ele vai se relacionar com a vida de forma diferente, menos tensa e mais lúdica e divertida. Se vendo livre de seu fardo imaginário de analisar e julgar o mundo, por medo de cair no abismo, ele percebe que na verdade as coisas se equilibram sozinhas e que o grande juiz é o tempo. O que permanece e perpetua não podemos antever. Que o bem e o mal vivem seu conflito para gerar o eterno movimento da criação, pois ninguém além de Deus é capaz de se manter em seu aspecto puro. Que o amor também é tudo aquilo que mata e destrói, porque temos sempre que reaprender a nascer, a amar, para desabrochar os aspectos mais profundos de nosso ser.

É nesses momentos que encontram as respostas que procuraram por toda vida. Ao surgirem novas oportunidades, percebem o auxílio superior que os acompanha e ajuda a progredir novamente. Vendo sua luz, descobrem que podem confiar em sua própria sabedoria.

Abraços estelares!
Textos Anteriores
SOL em Leão
10/09/2024
SOL EM GÊMEOS
26/06/2023
Sol em Libra
08/11/2021
Virgem
23/08/2020
Peixes
20/07/2020
Órion
10/06/2020
ASTROLOGIA GLOBAL
12/11/2019
O MITO
12/09/2019
Sol em Leão
13/08/2019
Sol em Câncer
05/08/2019
A DATA LIMITE
04/08/2019
Eclipse Solar
02/07/2019